júri
Antonio é arquiteto e designer industrial pela Universidade Javeriana de Bogotá. Desde 2007, dirige a admirável Yemail Arquitectura (anteriormente Oficina Informal), um estúdio focado na pesquisa, design e produção de infraestrutura cultural e espaços produtivos, e experimentos com diferentes técnicas e escalas na cidade.
É co-editor dos livros Archipelago de Arquitectura e Teoria de Conjunto (Mesa Editores 2010 e 2016). Seus trabalhos foram publicados em diversas revistas especializadas, como Harvard Design Magazine, Arquitectura Viva e Proyecto Diseño, entre outras. Entre os prêmios que recebeu estão os da Bienal Ibero-Americana, da XX Bienal de Arquitetura de Quito e da VIII BIAU. Foi indicado para o Prêmio Iakov Chernikhov Internacional para Jovens Arquitetos (2014), para a Rolex Mentor and Protegé Arts Initiative (2012) e ao Mies Crown Hall Americas Prize 2014/2015. Sua obra já foi exposta no Museu de Arte Moderna de Medellín (2009), no Museu de Arquitetura de Buenos Aires (2009), na 12ª Bienal de Veneza (2010), em El Matadero, Madri (2011) e na exposição itinerante Fresh Latino 2.0 (2014), entre outras.
Associação dos Moradores do Bairro Buritis - Bráulio Lara
É com prazer que apresentamos-lhes Bráulio Lara, atual presidente da Associação dos Moradores do Bairro Buritis (ABB) que estará representando o bairro no júri. A ABB é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1996 e sempre envolvida com as demandas dos moradores do bairro. A Associação publica o jornal Folha Buritis, tem um site ativo e promove discussões sobre a região. "Como resultado do trabalho voluntário e muita luta, conseguimos barrar a construção de grandes empreendimentos que trariam prejuízos e caos para a região."
Davide é arquiteto, curador e educador em Londres, onde é doutorando na Architectural Association, diretor do Syracuse Architecture London Program e professor visitante no Royal College of Art.
Ele é co-fundador do CAMPO, um espaço para arquitetura em Roma para o qual ele organizou vários eventos, exposições e workshops, e editou o livro The Supreme Achievement (2016).
Como curador independente, trabalhou na Storefront for Art and Architecture de Nova York e no FRAC Centre de Orleans, para o qual prepara uma exposição sobre o coletivo brasileiro Arquitetura Nova a ser exibida na Bienal de Orleans 2019.
É também editor dos livros Interior Tales (2015) e Savage Architecture (2016), que compõem uma exposição que circulou em várias instituições da Europa, incluindo a Architectural Association em Londres, o Politécnico de Milão e a fundação CIVA em Bruxelas.
Davide também trabalhou em escritórios de renome internacional, como IaN+ e MVRDV em uma variedade de projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, e foi premiado em competições nacionais e internacionais com seus próprios projetos.
Eduardo de Jesus
Eduardo é graduado em Comunicação Social pela PUC Minas, Mestre em Comunicação pela UFMG e doutor em Artes pela ECA/USP. Foi professor do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas; e foi curador das exposições Dense Local (Festival Transitio-MX, Cidade do México, 2009), Esses Espaços (Belo Horizonte, 2010), Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (São Paulo, 2013), FIF-Festival Internacional de Fotografia (Belo Horizonte, 2013), entre outras.
Eduardo hoje é professor titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Em outubro passado, ele lançou o livro Walter Zanini – Vanguardas, desmaterialização, tecnologias na arte (Martins Fontes, 2018), uma extensa pesquisa sobre um dos mais renomados curadores do Brasil.
Francisca é fundadora e coordenadora artística do JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia desde sua origem, em 2010. Pelo JA.CA, coordenou diversos projetos desenvolvidos no centro: residências artisticas nacionais e internacionais, workshops, publicações, exposições e projetos de colaboração internacionais, além de desenvolver projetos autorais com os outros integrantes do coletivo.
Atualmente, o JA.CA realiza dois grandes projetos de expressão nacional: o Programa CCBB Educativo - Arte e Educação, nos Centro Cultural Banco do Brasil de BH, DF, RJ e SP; e o projeto Bolsa Pampulha 2018/2019, que selecionará, no início de 2019, 10 artistas que tenham interesse em processos e experiências em ambiente colaborativo. Integrou a equipe curatorial das duas edições do Noite Branca em 2012 e 2014; e colabora com o projeto de exposições Simbio desde 2012, assinando a Direção Artística da última edição em 2016.
Em 2016 e 2017 foi professora da Escola de Design da UEMG; em 2012-2016 foi docente na Escola Guignard/UEMG. Francisca é Mestre em Artes (MFA) Integrated Media Arts/Hunter College (Nova Iorque, 2006/10) e em Comunicação Audiovisual para Mídia Interativa MECAD (Barcelona, 2003/04).
Lúcia é artista multimídia, escultora e fotógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde hoje é professora.
Possui obras em várias coleções públicas do mundo, tais como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAMAM (Recife, Brasil), MAM/SP, MAC/PR, MAC/RS, LACMA - Los Angeles County Museum of Art (USA), Fundación ARCO (Espanha) e Musée d'Art Contemporain de Lyon - MAC (Lyon, França), entre outros.
Marcos possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MG (2010) e é mestre em Ciências da Construção Metálica pela UFOP (2017). Atualmente, é professor na Faculdade Pitágoras no curso de Arquitetura e Urbanismo e já lecionou na graduação da UFOP, PUC-MG e na pós-graduação da Una.
Trabalhou com o arquiteto Sylvio de Podestá (2007-20111) e colaborou com os escritórios franceses Mu-Architecture e Archicop (2009). Participou do escritório Rizoma (2011-2012), com experiência em obras e projetos no Instituto INHOTIM.
Desde 2012 tem escritório próprio, tendo sido premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Marcos é um ferrenho desenhista. Seu trabalho é plural uma vez que se relaciona às parcerias que busca fazer em cada projeto, seja com outros arquitetos, designers, fotógrafos e artistas.