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finalist proposals

1 Nuvem
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Nuvem

Author Juliana Sicuro Corrêa
Team Vitor Garcez, Larissa Monteiro
Country Brazil

Uma estrutura em tubos de aço galvanizado forma uma grid espacial.
Essa grid intercepta a estrutura de concreto existente e nela é fixada.
Junto a uma caixa d’água de reuso, compõe um sistema de irrigação e banho para plantas e pessoas.
Um piso é criado dando acesso à cota elevada.
A caixa é então coberta por uma fina camada de tela agrícola que possibilita também o cultivo de ervas e hortaliças.
A caixa vazia circunscreve um espaço-estufa.
Cria um interno e também um por de trás. Uma nuvem flutua, esguicha, refresca, agrega e cultiva.
O sol oferece boas condições de estar.
O pomar floresce.

jury comments


The concept of the proposal, besides setting up a new local and public microclimate, is very suitable for occupying-producing the space in the connections between public and private, bringing playfulness in a less functionalist way. It stands out the scale of the proposal and its legacy for the neighborhood.

For the second phase, we suggest:
- Reviewing the need for access to the greenhouse, given that the choice of a slab system does not seem appropriate for the proposed metal structure;
- Investment in a water recirculation and storage system;
- Investment in lighting for the orchard.

2 TRAMA
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TRAMA

Author João Nitsche
Team Joao Nitsche, Pedro Nitsche, Lua Nitsche, Bruna Brito, Claudia Carpes, Denis Ferri, Eric Ferri, Flavia Schikmann, Gil Barbieri, Luciana Silva, Mara Cruz, Marcelo Anaf, Mariana Vilela, Pamela Gomes, Renata Mori, Rodrigo Tamburus
Country Brazil

Trama é um projeto de intervenção urbana feito especialmente para as estruturas/palafitas do bairro residencial de Buritis, Belo Horizonte-MG. As vigas e pilares destes “esqueletos urbanos” conformam enormes estruturas tridimensionais que servem de base para a construção do trabalho. A intervenção é composta por telas fachadeiras entrelaçadas às estruturas de um dos edifícios escolhidos para ser objeto desta proposta.

jury comments


It proposes an unexpected use of the facade screens (making references to traditional weaving) so recurrent in civil construction, creating webs according to the logic of basketworks and other popular practices in Brazil. A logic that is clearly recognizable, and also appropriable. It also thinks pertinently about the formation of spatial centers and their nocturnal visibility.

Among the proposals selected for Giant Stilt I, it is the most suitable.

3 Dimensão Livre
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Dimensão Livre

Author Amanda Barbosa Da Silveira
Team Lucas Veloso Schwab Guerra, Amanda Barbosa Da Silveira
Country Brazil

Como uma aberração arquitetônica, a edificação sob palafita localizada na rua Maria Heilbuth Surette, 1295, a gigante, foi escolhida para abrigar a intervenção dessa proposta pela sua alta visibilidade no nível do pedestre e sua oportunidade de abertura à rua. O seu aspecto “submundano” e sua escala sob o terreno criam uma possibilidade de organizar um percurso permeando a palafita no sentido de vencer seu desnível e percorrer sua extensão. Subir, atravessar e descer. A proposta lança mão da movimentação e do reposicionamento de suas terras numa prerrogativa de evidenciar e questionar o valor da terra. A instalação se insere na paisagem com um aspecto cru a partir da escolha dos materiais - terra, pedra, metal e madeira - por meio de um circuito dividido em três trechos. Dentre altos e baixos de terra batida e concreto, cheios e vazios, usos e não usos, a experiência se apresenta de forma dicotômica e sensorial. A instalação revela um caráter efêmero, precário e inútil da arquitetura indicando a irracionalidade de processos urbanos e políticos da disciplina edilícia.

jury comments


Well-founded, radical, conceptual proposal based on the relationship with the materiality of the land.

It is an invitation to enter a space that is hidden and misterious. It exalts the relationship between emptiness and built space, air and earth; and questions the cost we pay to live in the city.

There are practical and creative techniques to establish the visitor's route, but with a budget possibly higher than the one presented in the proposal.

Points that can be deepened in Phase 2:
- The budget could be more detailed, and
- Provision of reflectors for night use should be considered.

4 MOSTRA TERRITÓRIOS IMPRÓPRIOS
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MOSTRA TERRITÓRIOS IMPRÓPRIOS

Author Pedro Maia
Team Eduarda Kuhnert, Luiza Schreier, Diego Franco, Marcos De Amorim, Fernando Bonini
Country Brazil

Partimos do encontro entre uma publicação independente sobre arte e um grupo de arquitetos para idealizar um espaço de acolhimento para certos encontros mediados pelo cinema, nesse caso, um auditório entre as vigas de uma construção vazia. Quais são as relações possíveis entre a arquitetura e o cinema? Onde moram as interseções entre ocupar o vazio de um espaço e o vazio da imagem? O que uma estrutura em redes cujo labirinto solicita uma caminhada diz sobre uma mostra de filmes que mergulham nas rotas das cidades?
Sabemos que o cinema é importante ferramenta de problematização dos espaços, enquanto fábrica de possibilidades para o real, o que justifica nossa opção pelo cinema como mediador das ações propostas no projeto. Enquanto espacialidade, apostamos nas potências da circulação, a partir de uma construção que age naquele local propondo o trânsito de pessoas por vias antes não imaginadas ali. Assim também fazem as imagens em movimento do cinema: desnudam hábitos, diluem fronteiras imaginárias e reconfiguram os trajetos. Além disso, torna-se importante atentar que o cinema brasileiro já filmou e homenageou em inúmeros exemplos a experiência da deriva: desde o cinema marginal, representado pelas estratégias perturbadoras de ser na cidade de Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla, até o cinema contemporâneo de Notas Flanantes, de Clarissa Campolina, que lança seu corpo em lugares desconhecidos escolhidos por sorteio no mapa de Belo Horizonte.
Intitulada Territórios Impróprios, a mostra proposta nesse projeto é desdobramento de uma série de encontros sobre cinema promovidos pela revista que assina a curadoria dos filmes. A cidade já foi tema de interesse dos editores da publicação tanto em uma edição específica sobre as questões que envolvem uma vizinhança assim como em sessões de cineclube. Como um laboratório no qual, através das narrativas do cinema, seja possível imaginar coletivamente outros meios de experienciar e conhecer a cidade, propomos cinco encontros e a exibição de nove filmes brasileiros contemporâneos, entre curtas e longas-metragem, oriundos de diferentes cenas locais. Vale ressaltar que o período de duração da mostra pode ser reavaliado, uma vez solicitado pela organização do Festival Cultural citado no “Edital Outros Territórios”. Além disso, nos interessa imensamente que a estrutura espacial continue a ser habitada por membros da comunidade local, seja incentivando a criação de cineclubes ou mesmo rodas de conversa para pensar questões e problemas do entorno.
A mostra será inaugurada com o filme Iluminai os terreiros, de Eduardo Climachauska, Gustavo Moura e Nuno Ramos, que parte de uma instalação de onze postes de iluminação dispostos em círculo, montados em áreas inóspitas na região montanhosa dos arredores de Belo Horizonte. Segundo Ramos, esse círculo de luz que ilumina o vazio “quer descobrir o noturno, o hiato, o esquecido, o inacessível, o de passagem e a paisagem que nunca se fixa” .

jury comments


The proposal depicts a good occupation of the stilt and contemplates a program for its use. Technically well elaborated, it details an excellent audiovisual festival focused on the specific issues of the stilts space.

There are reservations about the construction, since the budget contemplates only the architectural design. The costs related to the festival must be discussed in Phase 2 to make it feasible.

It was also noted that there is no spatial specificity in it, that is, it seems to us that the proposal could be performed in another structure – it is flexible and could be adapted to another neighboring stilt.

Points that can be deepened in Phase 2:
- The costs of the architectural proposal must be detailed (the values seem to be underestimated), and
- The budget of the cinema festival must be presented.

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