galeria

ECOFITAs
palafita-pomar

ECOFITAs

Autor Laura Souza Carmo Campos
Equipe Paula Lobato, Tarsila Goulart, Isabela Couy, Lila Loyola
País Brasil

A seguinte proposta de ação-performance é uma tentativa de despertar o olhar dos moradores do bairro Buritis para a possibilidade da vida urbana coexistir com a produção de alimentos.
Ecofita é a ocupação do vazio através da agrofloresta, neste caso, o cultivo em menor escala de espécies que geram alimento. A agrofloresta é uma prática inspirada pela forma cíclica na qual a natureza funciona. É um sistema de plantio de alimentos que prevê a recuperação de uma floresta, possibilitando o aumento da produção em relação à área.
As Ecofitas serão uma cápsula verde, um experimento com temporalidade e espacialidade definidas, um primeiro estudo na ideia de se implantarem pequenos cultivos de alimento pela cidade. Engajar a vizinhança a partir de técnicas de plantio agroecológicas traz, inevitavelmente, um questionamento acerca de nossa relação com as plantas, nosso papel diante delas, nossa relação um com os outros e, mesmo, se é possível resgatar memórias de tempos não tão distantes em que a vida aproximava com mais gentileza da natureza. A vivência com foco em agrofloresta traz à tona um processo de reconstrução do ser, de dentro pra fora, com valores de comunhão e entrega, permeando o autoconhecimento e o instinto de comunidade.

projetos
ordem por classificação / palafita / país

menções honrosas