galeria

Toca de Coelho
palafita-caverna

Toca de Coelho

Autor Leonardo Oliveira Brum
País Brasil

O projeto Toca de Coelho é uma proposta de implantação de um playground vertical, o nome leva em consideração a descrição da forma de acesso a palafita-caverna, que é feito apenas por um alçapão no nível mais baixo da garagem do prédio na rua Cônsul Walter (nº 437). Toca de Coelho é uma alusão ao livro “Alice no País das Maravilhas”, que conta a história de uma menina que ao cair em uma toca de coelho é transportada para um lugar fantástico com conjunturas, cenários e personagens peculiares daquele ambiente.

A proposta do projeto é buscar uma analogia a história citada, a ideia é que após entrar em um estreito buraco no chão a visão paradoxalmente se abra para um grande espaço divertido que contraste com o cotidiano local e a sobriedade do urbanismo do bairro, um local incomum com diferentes níveis e distintas formas de acessar tais planos. Um segundo paradoxo também já é sentido neste acesso ao ambiente, pois ao entrar no subsolo de um prédio se chega ao topo de um novo local.

O objetivo da proposta desenvolvida é retomar uma cultura infantil que vem se perdendo com o tempo, as brincadeiras de rua, a criatividade para se divertir, as amizades na vizinhança e a pratica inconsciente de atividades físicas. A cultura atual do avanço tecnológico acelerado acomodou até mesmo a vivacidade da infância que contenta recrear-se apenas com um smartphone.

A Toca de Coelho é um playground vertical composto por diferentes níveis, texturas e formas de acessar tais espaços, com intuito de gerar um ambiente dinâmico, proporcionando autonomia para que a criança se desloque no local, arquitete suas brincadeiras e aflore a criatividade.

projetos
ordem por classificação / palafita / país

menções honrosas